quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Slime

 

O hoje popular slime já foi vendido como brinquedo no brasil com o nome de “Geleca”, chegando ao ponto de hoje ser praticamente um sinônimo da formulação que é um brinquedo (algo similar e inclusive com o termo constando de dicionários foi o brinquedo “Autorama”.



A “Geleca” original. (Foto - Pinterest)



Como fazer


Encontram-se diversas formulações na internet, mas deve-se ter suspeitas de realmente serem eficientes em obter o resultado desejado e quanto à aspectos de segurança e detalhes de formulação.


Destacaremos aqui duas formulações:


Slime com bórax (borato de sódio) 

[Ver Advertências abaixo]


Ingredientes


1 xícara de cola branca (a cola para papel comum) (aproximadamente 240 mL)

1 xícara de espuma de barbear

1 colher (sobremesa) de bórax líquido (água boricada) (aproximadamente 10 mL)

1 colher (sobremesa) de hidratante corporal

Corante comestível (cor opcional)

Glitter, “estrelinha”, “lantejoula” etc (opcional para decorar)


Equipamentos


1 espátula

1 bowl (tigela) grande

Potinhos para guardar o slime pronto


Slime sem Bórax


Ingredientes


Massa de EVA

Bolinhas (“pérolas”)

Espuma de Barbear

Glitter

Corante

Água Boricada

Cola Branca

Creme Hidratante

Sabonete Líquido

Talco

Modo de Preparo 


Em um recipiente, misturar a cola com a espuma de barbear. Depois, acrescentar o hidratante, o corante e o bórax. Misturar bem. Sabe-se que está pronta quando desgrudar do recipiente. 


Até pegar o ponto, vá pingando mais bórax, até desgrudar do recipiente.


Cuidado com o bórax, ele pode endurecer, se for acrescentado em demasia. Mantenha a mistura constantemente. Quando desgrudar, pode continuar misturando com a mão, “amassando”.

Quando começar a desgrudar da mão, tem-se o slime. A partir desse ponto pode-se acrescentar os aditivos “decorativos”, como o glitter.


Dicas


Se o slime endurecer demasiadamente, adicione loção hidratante aos poucos, até ela ficar no ponto que você desejar.

Cuidados


Deixe o slime guardado em potes, assim que acabar de mexer. Guarde em local a temperatura ambiente.


Durabilidade


O slime endurece com o tempo. Pode-se acrescentar o hidratante para a massa voltar a ficar elástica.


Vídeo confiável da técnica de preparo: gshow.globo.com 


Advertências

Slime com bórax pode provocar queimaduras e intoxicação; entenda riscos da ingestão e do contato


Composto químico é tóxico se ingerido ou absorvido pela pele. Bórax contém ácido bórico, substância que também está contida em outros ingredientes usados para fazer slimes.


Patrícia Figueiredo, G1 - 23/05/2019. - g1.globo.com 


Destacamos:

“O bórax é um dos ingredientes usados, mas ele tem ácido bórico em sua composição e pode causar inchaço, vermelhidão e queimaduras no contato com a pele.


Se ingerido ou inalado em grandes quantidades, o bórax pode provocar ainda dor abdominal, náuseas, vômito e até hemorragia no sistema digestivo. O contato constante com as mãos pode levar a dermatites e desgaste das digitais, com potencial de provocar lesões.


A água boricada, que pode ser usada no lugar do bórax para dar consistência gelatinosa à massa, também contém ácido bórico, mas em concentração mais baixa e é considerada a opção mais segura por pediatras.


A toxicidade do bórax no slime pode aumentar se o produto for combinado com outras substâncias químicas, como as presentes em corantes, amaciantes e cremes de barbear - ingredientes que também são usados em algumas receitas de slime.”


Um panorama técnico desse brinquedo

Da trivial Wikipédia: 

en.wikipedia.org - Flubber (material) em fusão com pt.wikipedia.org - Geleca 


O slime, “geleca”, “Flubber” (nome oriundo do filme The Absent-Minded Professor, no Brasil “O Fantástico Super-Homem”, 1961, refilmado em 1997 como Flubber, no Brasil “Flubber - Uma Invenção Desmiolada”), Glorp ou Glurch são nomes comuns que se referem a um polímero emborrachado formado pela ligação cruzada de álcool polivinílico (PVA) com um composto de boro que é comercializado e produzido como um brinquedo em forma de massa gelatinosa. [ELTON] [Medeiros]  O produto apresenta-se como uma massa colorida que possui uma textura maleável, e que pode ser modelada em vários formatos como se fosse uma geleia amolecida nas mãos. [VAICOMTUDO]  O slime pode ser feito combinando adesivos à base de acetato de polivinila, como Elmer's Glue, com bicarbonato de sódio, bórax e (opcionalmente) creme de barbear como um experimento de educação científica elementar. [1]



A mistura (polímero) slime com corante alimentar 

verde adicionado. O polímero é normalmente incolor.

(Foto - Wikipedia)


Reação e composição


O processo de gelificação envolve a formação de um éster borato que reticula – um polímero formado pela reticulação – as cadeias do álcool polivinílico (PVA). [1] [2] Ésteres de borato se formam prontamente por condensação de grupos hidroxila e os grupos B-OH. [3]  Em experimentos escolares, pode ser produzida a partir de colas feitas de acetato de polivinila (PVAc) e bórax. 

 

 


Estrutura para éster de borato que compreende reticulação em "slime".



Propriedades


O slime é um fluido não-newtoniano que flui sob baixa tensão, mas quebra sob altas tensões e pressões. Esta combinação de propriedades fluidas e sólidas torna-o um sólido de Maxwell. Seu comportamento também pode ser descrito como viscoplástico ou gelatinoso.


Referências


Medeiros, Gisele Alves (2011). «Experimento 5 - Modificação estrutural de um polímero (Síntese da geleca)» (PDF). p. 55. Consultado em 8 de setembro de 2014


ELTON - Polímero de entretenimento: uma macromolécula biodegradável - www.unisalesiano.edu.br 


VAICOMTUDO - «Como fazer geleca caseira: Receita simples passo a passo». Vai Com Tudo. 28 de agosto de 2013. 


1.Parratore, Phil. Wacky Science: A Cookbook for Elementary Teachers. Dubuque, Iowa: Kendall Hunt. p. 26. ISBN 0-7872-2741-2.

2.Cassassa, E. Z.; A. M. Sarquis; C. H. Van Dyke (January 1986). "The Gelation of Polyvinyl Alcohol with Borax". Journal of Chemical Education. 63 (1): 57. doi:10.1021/ed063p57.

3.Katoa, Y.; K. Suwaa; S. Yokoyamab; T. Yabeb; H. Ikutaa; Y. Uchimotoa; M. Wakihara (December 2002). "Thermally stable solid polymer electrolyte containing borate ester groups for lithium secondary battery". Solid State Ionics. 152–153: 155–159. doi:10.1016/s0167-2738(02)00370-3.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário