quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Água sanitária - Quando usar, Cuidados


Esclarecimento:


Foi publicado há alguns anos na Scientific American um artigo sobre a natureza das informações na era digital / internet e sua “volatilidade”, e que a única esperança para enfrentar-se esse problema é a permanente reprodutibilidade / duplicação. 


Originalmente em: feedproxy.google.com em 18/07/2013



Bastante utilizada pelas donas de casa, a água sanitária é um dos melhores produtos para limpar a casa. Além de eliminar as bactérias, possui uma potente ação alvejante e eliminam os odores desagradáveis. No entanto, por ser um produto tóxico, que entre outras substâncias também possui soda cáustica em sua composição, a água sanitária também é altamente corrosiva e pode representar um perigo dentro de casa.


Para aproveitar os benefícios do uso do produto eliminando os riscos, o ideal é usá-la bastante diluída em água. Para higienizar, remover manchas e incrustações de vasos sanitários, ralos, pisos e azulejos, pode-se utilizar a medida de um copo americano (aproximadamente 190 mL quando cheio) de água sanitária pura, mas enxágue bem depois de dez minutos.  Para lavar espaços amplos como o quintal, utilize a medida de um copo americano diluída em dez litros de água.


Para desinfectar pias, adicione metade de uma medida de um copo americano em cinco litros de água, deixe a água sanitária agir por uma hora e enxágue bem depois. Para lavar frutas e verduras, utilize apenas uma colher de sopa do produto (aproximadamente 15 mL), diluída em um litro de água filtrada. Depois de lavar bem os alimentos, deixe-os na solução por dez minutos e em seguida lave-os novamente, mas dessa vez com água filtrada.


Apesar de estar usando-a diluída, é preciso ter cuidado ainda no manuseio da água sanitária. O ideal é usar luvas, uma vez que o produto pode causar algum tipo de alergia, além de vermelhidão e queimaduras. Além da pele, é preciso ter cuidado para o produto não atingir os olhos, caso ocorra esse tipo de acidente, lave-os bem em água corrente por quinze minutos. Vale ressaltar que a água sanitária, já possui os ativos necessários para a remoção de manchas e higienização, caso não produza o efeito desejado, deve-se buscar outro produto e nenhuma hipótese usá-la de forma combinada. 


Extra


A água sanitária é uma solução comercial da substância hipoclorito de sódio, normalmente, na concentração de 2 a 2,5% em massa por volume de água, e nas soluções de hipoclorito de sódio de aplicações mais profissionais, de concentração do sal em torno de 12%, o que leva, quando dentro das condições adequadas e tempo de prateleira recomendado, a ter em torno de 2,5% de cloro ativo.

Diversas informações úteis sobre hipoclorito de sódio podem ser obtidas já na trivial Wikipédia em português, e o artigo está com qualidade relativamente boa:


pt.wikipedia.org - Hipoclorito de sódio 


PERGUNTAS E RESPOSTAS ÁGUA SANITÁRIA - cfq.org.br


Nos nossos arquivos: CFQ - Cartinha agua sanitaria  


Nenhum comentário:

Postar um comentário