sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Pulgões

  

“Os afídios, afídeos, pulgões ou piolhos-das-plantas são insetos diminutos que se alimentam da seiva de plantas, da superfamília dos afidoídeos, ou Aphidoidea (algumas fontes registam Apidoidea) na divisão Homoptera da ordem dos Hemiptera. Cerca de 250 espécies constituem sérias pragas para a agricultura, floresta e jardinagem ao sugarem a seiva das plantas e servindo como vetor de transmissão de vírus.


A joaninha é um dos seus principais predadores.” - pt.wikipedia.org/wiki/Afídio 


agricultura-net.blogspot.com 



De um texto captado anos atrás, mas cuja origem, dado meu desleixo naqueles tempo, perdi.



Este grupo de insetos da família dos afídeos causa sérios danos às plantas de horta, pomar e jardim. Além de sugar suas seivas transmite-lhes diversas viroses. Ele segrega através do abdômen uma substância açucarada apreciada por determinadas formigas, que o defendem do ataque de inimigos, como a joaninha. Para evitar que o pulgão destrua as plantas, limpe-as semanalmente (desde que não sejam muitas), com um paninho úmido embebido numa solução de sabão de coco. Se apesar disso aparecerem pulgões, experimente pulverizar as plantas duas vezes por mês com o inseticida abaixo, à base de fumo. 


  • Coloque 1 Litro de água numa panela e leve-a ao fogo. Enquanto estiver esquentando, coloque dentro 30 gramas de sabão de coco em pedacinhos.

  • Mexa com cuidado até o sabão ficar bem dissolvido.

  • Junte a esta solução 9 litros de água e mais 80 mililitros de extrato de fumo, preparado assim: 

Coloque 50 gramas de fumo de rolo num copo com álcool; após três dias, coe a mistura e está pronto o extrato. Guarde a sobra num vidro bem fechado.


Extras


Pulgões - www.agencia.cnptia.embrapa.br 


Outra receita pode ser encontrada em:


Como eliminar o Pulgão da horta - agricultura-net.blogspot.com  


Nos nossos arquivos: Como eliminar o Pulgão da horta - agricultura-net  

Nenhum comentário:

Postar um comentário