terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Esponjas de limpeza

 

Existe todo um debate sobre o uso de esponjas de limpeza sintéticas, normalmente poliuretano, assim como de buchas para limpeza feitas de poliéster e as esponjas conformadas e buchas “brutas” feitas de bucha vegetal, normalmente da parte fibrosa da polpa do fruto das plantas Luffa aegyptiaca; Luffa cyllindrica.




Concordamos que o uso crescente das buchas de materiais ambientalmente corretos e necessariamente biodegradáveis deve ser incentivado, mas a questão limpeza desse material permanecerá um problema. 


Originalmente na página “Descontamine sua esponja de cozinha - equipe eCycle - 

www.ecycle.com.br “ havia técnicas de descontaminação que reproduziremos abaixo, acrescentaremos algumas observações e adiante divulgaremos criticismos das técnicas.

 

Use uma das três técnicas para prolongar a vida útil do objeto e evitar contaminações


A esponja de cozinha, utilizada principalmente para lavar louças, está em contato direto com os germes e bactérias contidos na pia. No momento em que a pessoa pega a esponja para lavar, é contaminada pelos milhares de microorganismos contidos nela. Como o uso é frequente, essas bactérias se espalham pelo corpo sem que possamos perceber, o que pode deixar o organismo mais suscetível à contração de doenças.


Observação: Estudo da Faculdade DeVry Metrocamp apontou que esponja de lavar louça pode conter 680 milhões de fungos e bactérias em apenas 15 dias de uso. - revistacasaejardim.globo.com - www.condor.ind.br  



As esponjas sintéticas tradicionais, de espuma, na verdade são compostas por plástico poliuretano, material baseado em petróleo e outros componentes químicos sintéticos e de difícil reciclagem, o que faz com que sua substituição por buchas vegetais seja uma boa iniciativa, porque além de da maior durabilidade, sua matéria-prima é natural e totalmente biodegradável.


Normalmente, independentemente do tipo de esponja que você tenha, é necessário efetuar a troca em uma ou duas semanas, dependendo da frequência de uso. Com as técnicas que lhe apresentaremos abaixo, a vida útil se prolonga um pouco mais. Sendo bucha vegetal ou esponja sintética, é recomendável efetuar a descontaminação a cada dois ou três dias. 


Observação: As esponjas e buchas sintéticas, por seus materiais, não pode sustentar as bactérias, e quem faz isso são os materiais orgânicos, normalmente alimentos, retidos nas suas porosidades. Eliminar esses materiais o máximo possível é fundamental. Por esse motivo, o uso de papel, como toalhas de papel ou simples folhas de algum papel totalmente dispensável para remover volumes maiores de restos de alimentos nas louças e talheres e quaisquer utensílios ou equipamentos de cozinha é fundamental, inclusive para economia de água, detergentes e facilitação da limpeza.


Vamos aos métodos:


Limpeza diária


Após utilizar a esponja, remova qualquer resto de comida que ficou presa. Além de alimento, as bactérias adoram a umidade. Não dê essa chance a elas e torça, na medida do possível, torça / esprema a esponja para que grande parte da água seja dispensada. Em seguida, deixe-a secando.


Sabe aquela tábua de madeira que você usa para cortar a carne? Evite limpá-la com a esponja, principalmente se a carne cortada estava crua. Isso aumenta as possibilidades de contaminação e para higienizar a tábua, você pode ver aqui como fazê-lo de maneira mais sustentável.



Método do microondas


Agora, se você realmente não quer bactérias na sua esponja, utilize o método do microondas, que só é possível em esponjas que não contêm partes metálicas.


Molhe toda a sua esponja e não deixe que ela seque, só tome cuidado com as esponjas feitas de plástico, que podem derreter no microondas. Para evitar problemas, coloque uma toalha de papel debaixo da esponja. Em seguida, leve-a ao microondas por período de um a dois minutos. Segundo estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), grande parte das bactérias vivas são exterminadas com mais facilidade com esse método do que com outros tipos de técnicas. Feito esse processo, retire a esponja e deixe-a esfriando em um local seco e arejado antes de usá-la. Não esprema a esponja antes de resfriá-la para não causar queimaduras.


Crítica desse método:


“A técnica do micro-ondas consiste em molhar a esponja de lavar louça de poliuretano, colocá-la em um prato e levá-la ao micro-ondas por dois minutos. Esse método foi testado por pesquisa da Universidade da Florida, nos Estados Unidos, e se popularizou, a ponto de o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos recomendar a prática. No entanto, pesquisadores alemães publicaram estudo na revista Scientific Report mostrando que ferver ou colocar a esponja no micro-ondas não diminui o número de agentes patogênicos, que podem causar doenças infecciosas - e o mais preocupante: é justamente o contrário!


O aumento de micro-organismos ocorre porque os patógenos são mais resistentes a esse tipo de limpeza. As bactérias "mais fracas" morrem com as altas temperaturas e as resistentes e mais perigosas colonizam rapidamente toda a esponja. A solução, portanto, estaria em trocar a esponja regularmente a cada semana.


"De uma perspectiva de longo prazo, os métodos de saneamento de esponja parecem não suficientes para efetivamente reduzir a carga bacteriana em esponjas de lavar louça e podem até aumentar a proporção de bactérias relacionadas com RG2 (grupo de risco 2). Em vez disso, sugerimos uma substituição regular (e facilmente acessível) da esponja de lavar louça, por exemplo, semanalmente", concluem os autores do estudo Massimiliano Cardinale, Dominik Kaiser, Tillmann Lueders, Sylvia Schnell e Markus Egert, de diferentes universidades e institutos de pesquisa da Alemanha.” 

― Esponja de lavar louça acumula bactérias e fungos. Entenda - www.ecycle.com.br 



Lava-louças


Existe ainda o método para quem tem uma máquina lava-louças. Coloque a esponja dentro do aparelho para a próxima lavagem e secagem e deixe-a até o final do ciclo. Depois de terminada a lavagem, a esponja estará praticamente sem bactérias. Mas não faça esse processo apenas com a finalidade de lavar a esponja na lava-louças, senão haverá muito desperdício de água e energia. Busque sempre utilizar sua máquina com a capacidade máxima indicada pelo fabricante, assim otimizará o uso de água, sabão e energia, reservando um espaço  para a esponja. 


Com a esponja (preferencialmente vegetal) descontaminada, é só lavar louça sem se preocupar, desde que você torne essas técnicas parte do seu dia-a-dia. 


Acrescentamos:

É indicado desinfetar as esponjas tradicionais uma vez ao dia. 




Método 1. Lave a esponja, embrulhe em um papel toalha, coloque em um pires e leve ao microondas por cerca de um a dois minutos.


Método 2. Lave a esponja e a deixe submersa em um recipiente com água fervendo por três minutos.


Método 3. Deixe a esponja por 10 a 15 minutos em um recipiente com solução de duas colheres de sopa de água sanitária com 1 litro de água. (Dado o volume da esponja típica, pode-se usar meio litro de água e 1 colher de sopa, uns 15 mL, de água sanitária, usando-se um recipiente que seja de tamanho adequado para o banho completo da esponja.)


Referências


5 dicas para manter a bucha da cozinha limpa - revistacasaejardim.globo.com 


Saiba como manter a esponja da cozinha limpa em 5 passos - www.condor.ind.br  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário