quinta-feira, 22 de março de 2018

Riscos em vidros


Mesmo sendo uma material de relativamente alta dureza, todos sabemos que vidros, os mais diversos, sofrem riscos, especialmente os vidros expostos ao vento, poeira e possíveis colisões, como nas janelas, portas e carros.

A recuperação dos vidros riscados é uma alternativa mais simples e barata que evita a troca da peça de vidro riscado por uma nova. Certas substâncias e misturas podem ser usadas para remover os riscos, bastando sua aplicação cautelosa e atenta execução de certos.



Riscos superficiais

Para remover riscos superficiais são necessários os seguintes produtos:

bicarbonato de sódio em pó
óleo de cozinha (devido à natureza da aplicação, pode ser usado óleo já usado limpo)
pedaços de papel higiênico macio ou algodão hidrófilo (pode ainda ser usado pano de microfibra ou flanelas do tipo “pano multiuso”, como o Perfex ou similares).

Derrame o bicarbonato na área riscada, de maneira a cobrir completamente os riscos. Ele atuará como um abrasivo suave.
Feito isso, utilize o papel higiênico ou um chumaço de algodão para esfregar levemente a região riscada. Não esfregue o arranhão de forma linear, em linha reta,  e contínua, pois isso poderá danificar ainda mais o vidro. Realize movimentos circulares.
Após este procedimento, separe outro pedaço de papel higiênico ou chumaço de algodão e umedeça-o com o óleo de cozinha e repita o esfregar da área.
Para finalizar, remova o excesso de óleo e verifique se os riscos foram removidos.


Riscos profundos

Para a recuperação de riscos mais profundos será necessário aplicar um polimento ou um “rouge de joalheiro”(vendido também na forma de pasta), produtos que podem ser aplicados à mão, sempre com movimentos circulares, ou com um polidor elétrico (com o uso de “boinas” de polimento). No lugar do rouge pode ser usado um polidor de metais, como o conhecido “Brasso”, que contém fino abrasivo em suspensão. O uso excessivo de polidor pode causar outros danos
Existem algumas substâncias próprias para retirar riscos de vidros, mas muitas deles são ineficientes ou que, por características corrosivas, podem danificar o vidro. Vidros de aparelhos de TV’s, celulares, câmeras e afins, podem ser limpos com vaselina ou querosene com algodão. Deve-se verificar cuidadosamente se o que é julgados ser um “vidro” nestes aparelhos não seja um material acrílico ou policarbonato, sobre os quais deve-se evitar certos produtos orgânicos, como o querosene. Para polir e retirar os riscos, aplique a vaselina e em seguida a substância para polimento fazendo sempre movimentos circulares.

É ainda recomendada a aplicação de esmalte de unha incolor, ou os chamados vernizes de unhas, que após a aplicação na região limpa, tem a camada de excesso removida por um pano umedecido com  removedor de esmalte.


Lentes de óculos

Para o “vidro” da lente dos óculos, muitas vezes de policarbonato, a dica é utilizar creme dental, exceto os que possuem partículas que podem arranhá-lo ainda mais. A recomendação é aplicar o creme dental e em seguida lavar em água corrente. Em todos os casos, após a aplicação das substâncias, limpe a superfície da lente com um pano limpo, sem poeira ou fiapos, pois são as pequenas partículas que causam os riscos superficiais.


Observações
É recomendável antes da recuperação, limpar a superfície da peça de vidro usando um limpador de vidro ou de janelas (pode até ser usado usar vinagre ou suco de limão e uma folha de jornal) e, em seguida, secar a superfície a tratar com um papel absorvente, como toalha de papel.

Para o caso de vidros revestidos ou com película aplicada, como em algumas lentes de óculos, a reparação pelos métodos acima apresentados ao  não será possível repará-lo com as técnicas descritas neste artigo. Nesse caso, será necessário remover o revestimento com um produto específico, como o Armour Etch.

Se a profundidade do arranhão permitir o encaixe de uma unha, não é aconselhável tentar consertá-lo com os métodos ensinados nesse artigo, sendo necessária a intervenção de um profissional para a realização do trabalho ou a substituição do vidro.


Recomendações de leitura

Como Remover Riscos do Vidro - pt.wikihow.com

How To Remove Scratches From Glass Furniture - glassdomain.co.uk

Um comentário: