segunda-feira, 12 de março de 2018

Pulgas - 2

Existem diversas receita pela internet de formulações fáceis de fazer em ambiente doméstico - leia-se: sem precisar de um laboratório ou uma fábrica - para não situar-se na situação de tratar o animal e não resolver os problemas de onde ele vive.

Em suma, limpeza adequada do ambiente onde animal vive ou transita.

O caminho por onde o animal passa é origem de vermes, dermatites e infecções adquiridas de microorganismos encontrados nesses trajetos.

Uma receita muito comum disponível na internet é considerada ideal para esta finalidade, sendo adequada à aplicação na superfície de carpetes, tapetes, mobiliário e estofados, sendo uma solução que também pode ser utilizada para eliminar fungos e odores específicos, como por exemplo o de cigarro. No caso de odor de cigarro, basta aplicá-la na limpeza de ambientes fechado como veículos.

Uma característica atribuída a esta solução é ser eficaz na lavagem de tecidos que necessitam de uma limpeza mais profunda.



Ingredientes
  • 1 litro de água
  • ½ copo de vinagre de álcool (aproximadamente 100 mL)
  • 1 colher de sopa de bicarbonato sódio (aproximadamente 20 g).
  • ¼ copo de álcool etílico (álcool comum 96°GL, aproximadamente 100 mL)
  • 1 colher de sopa de amaciante de roupas (aproximadamente 15 mL)

Princípios:

A água é um diluente, o acetato de ódio formado pela reação do ácido acético com o bicarbonato, o álcool atua como um solvente em colaboração e o amaciante atua como um tensoativo/surfactante, para dissolução de gorduras, trato dos tecidos e aromatização.

Método de preparação

De posse dessas quantidades, disponha de um recipiente grande o suficiente, como um balde pequeno de 2 litros.

Coloque o vinagre no recipiente. Acrescente gradualmente em pequenas quantidades o bicarbonato, que reagirá com efervescência, sempre em agitação.

Quando todo o bicarbonato de sódio tiver sido adicionado e a efervescência tiver se reduzido bastante, acrescente a água e dissolva um excesso de bicarbonato que não tenha se dissolvido.

Adicione o álcool, adicione o amaciante de roupas  homogenize com agitação a mistura.
Aplicação

Esta solução pode ser usada para lavar o espaço onde vive seu cão ou gato. Pode ser borrifado em sofás, almofadas e demais estofados, na cama do animal, nas cortinas, travesseiros, cobertores e roupas para retirar algum mau cheiro e deixá-lo mais agradável com o perfume do amaciante.

Observações

Cada item deverá ser utilizado na quantidade especificada, caso contrário, a solução poderá ficar com resíduos que mancham revestimentos dos locais onde é aplicado..

O amaciante pode ser substituído por uma essência aromatizante de sua preferência, ou ainda, uma essência extra pode ser acrescida à solução, por exemplo, dissolvida no álcool, numa quantidade de no máximo, recomendamos 15 mL, o que permitirá transformar a solução para um aromatizador de ambientes e usá-lo em diversas partes da casa.  

Numa formulação mais simples, utiliza-se apenas a água, o vinagre e o bicarbonato de sódio, mas certas propriedades tornam-se inferiores u inexistentes, e também neste caso, permite-se o acréscimo de essência.

Leituras recomendadas
Aprenda duas receitas caseiras para limpeza de animais e ambientes - ciclovivo.com.br

Receita caseira para limpeza de ambiente de cão e gato - tudoprolar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário