terça-feira, 24 de abril de 2018

Limpeza e riscos em acrílico


O material popularmente conhecido como acrílico, mais tecnicamente polimetacrilato de metila (há variações), é um material belo e delicado, não sendo por suas propriedades óticas como transparência e resistência mecânica um plástico comum, se parecendo mais com um cristal.

Relacionamos abaixo algumas dicas de como conservar o material, restaurar o seu brilho e eliminar riscos.

reidoamassado.com.br


Como limpar peças e chapas em acrílico

Deve-se limpar com um espanador de pó e, caso necessário, usar um pano umedecido ou lavar-se as peças com água e sabão neutro para eliminação de sujeiras e engorduramento.

Deve-se evitar o uso de substâncias abrasivas como sapólio ou solventes como álcool, água-raz ou tíners que danificam o produto.


Como restaurar o brilho ou eliminar pequenos riscos

Para restaurar o brilho ou eliminar pequenos riscos no objeto deve-se polir manualmente o local com panos limpos e macios impregnados com polidores para móveis ou específicas para plásticos. O polimento também consegue retirar com muito mais facilidade as sujeiras, como graxa, manchas e outras substâncias oleosas.

O que não fazer ou utilizar para limpar o acrílico

Em hipótese alguma se deve utilizar na limpeza esponjas ásperas, muito menos de aço (esponjas e “palhas” de aço).
É comum as pessoas passarem nas peças um pano já utilizado em outros objetos, porém, isto deve ser evitado porque a poeira agarrada no tecido também risca o acrílico;

Substâncias abrasivas como sapólio ou solventes como álcool, água-raz, benzina, gasolina ou tíners que danificam o produto.

Como eliminar riscos mais profundos

Para eliminar riscos mais profundos procure uma empresa especializada em acrílico, pois possuem conhecimento e recursos necessários para o polimento industrial.

Caso queira tentar, o primeiro passo é lixar o local danificado com uma fixa fina (n° 180), e em seguida polir a área com discos de pano acoplado a uma politriz de alta rotação. O acabamento final também deve ser dado com discos de tecido conectados à politriz, e em ambos os casos, uma massa para polimento é aplicada nos discos para ajudar na recuperação do brilho do acrílico.

Observação
O polidor de metais Brasso ou seus similares, devido a sua formulação e conteúdo de um fino abrasivo (argila), pode ser utilizado para polir acrílico, mas o volume em sua aplicação deve ser moderado, devido a seu conteúdo de solventes, como etanol, propanl e hidrocarbonetos alifáticos.

O caolim “coloidal”, extremamente fino, vendido muitas vezes na forma pura como um polidor de metais em pó,, pode ser um pó abrasivo a ser empregado no polimento de peças de acrílico, mas igualmente, sua aplicação requer cuidados.


Referências

INDAC; Como limpar e tirar riscos do acrílico; JANEIRO DE 2016 - www.indac.org.br

How to Clean Acrylic - www.wikihow.com

Tips for Cleaning Plexiglass and Acrylic - www.displays2go.com

Um comentário: