segunda-feira, 19 de março de 2018

Pulgas - 3


Banho seco de cães e gatos
Uma nota inicial

Muitas das receitas e formulações disponíveis na internet para “banho seco” de cães e gatos não são propriamente técnica de “lavagem a seco”, como seriam um pó ou talco, ou ainda um “polvilho”, mas formulações que poupam o animal de ter de tomar um banho com grande quantidade de água, ou ainda ser mergulhado.

Tratam-se de formulações simples de soluções que permitem com um mínimo volume de líquido fazer a limpeza da pele e pelos dos animais.

Adiante, trataremos de formulações de pós.



O texto original que recebi pelo e-mail

Para você que está sem tempo de dar aquele banho reforçado no seu pet, saiba que utilizando os ingredientes certos é possível limpar adequadamente o seu cão ou gato. De acordo com veterinários, o banho é parte fundamental para manter o animal saudável e livre de doenças, sendo que tanto o excesso como a falta de limpeza, fazem mal ao mesmo. O ideal é dar um banho a cada dez dias, ou quando o animal se sujar fora de casa. Mais que isso, o animal pode ficar exposto à ação de fungos e bactérias, uma vez que o banho remove a camada de gordura que protege sua pele.

Selecionamos algumas receitas caseiras para banhos simples e rápidos. Mas, periodicamente dê um banho mais completo no seu animal de estimação, lembrando-se de usar produtos com pH neutro, adequados para o pelo do pet, além de dar preferência aos que não possuem odores fortes. Em todo caso, após o banho escove bem os pelos do animal para remover a pelagem morta, a sujeira e deixá-los mais bonitos.


Formulações caseiras para limpeza de cães e gatos

Banho 1
- 1 litro de água
- Meio litro de vinagre branco
- Meio litro de álcool de cereais

Observação: Esta formulação é preparada momentos antes de
Misture a água e o vinagre e amorne a mistura. Pode ser usado um aquecedor elétrico de mergulho (vulgo “rabos quentes”) ou o uso de água aquecida anteriormente. Recomendamos o uso de água aquecida anteriormente para evitar a perda de ácido acético do vinagre por evaporação durante o aquecimento. O uso de um termômetro para controle da temperatura pode ser conveniente.

Em seguida, acrescente o álcool de cereais, homogenize e comece o banho do pet. Limpe bem todas as partes do animal e seque-o bem, se possível com um secador. A presença do álcool já irá ajudar a secar mais rápido e o vinagre, além de neutralizar o pH e os odores ruins, também facilitará a eliminação de pulgas e carrapatos.
Banho 2
- 1 litro de água
- Meio copo de vinagre de álcool
- 1 colher de sopa de bicarbonato sódio

Recomendamos o acréscimo do bicarbonato de sódio na água morna para melhor solubilização do sal, e posteriormente, o acréscimo lento do vinagre de álcool, com permanente homogeneização da mistura, o que produzirá efervescência e um certo resfriamento causado pela reação, podendo exigir o reaquecimento da mistura até temperatura morna.
Após finalizada a reação e com a temperatura de aplicação adequada, utilize um pano para molhar e ir passando no animal. Essa composição é ideal para eliminar os odores e dar brilho ao pelo do animal, além de ajudar com pulgas e outros parasitas.

Esta solução, quando preparada em excesso, permite a armazenagem do restante não usado até outra aplicação, com complemento em volume de nova preparação, pois seus componentes após preparação não serem voláteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário