quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Como remover manchas de molho e ketchup em roupa branca


Antes, uma nota inicial


Foi publicado há alguns anos na Scientific American um artigo sobre a natureza das informações na era digital / internet e sua “volatilidade”, e que a única esperança para enfrentar-se esse problema é a permanente reprodutibilidade / duplicação.


Preserving scholarly information: LOCKSS, CLOCKKS, and portico


While the switch from print to digital publishing has been embraced by younger researchers and students, older faculty are a little more nervous about the impact of this (nearly complete) transition.


Tradução:


(Preservando informações acadêmicas: LOCKSS, CLOCKKS e pórtico


Embora a mudança da publicação impressa para a digital tenha sido adotada por pesquisadores e alunos mais jovens, os professores mais velhos estão um pouco mais nervosos com o impacto dessa transição (quase completa).)


https://blogs.scientificamerican.com/information-culture/preserving-scholarly-information-lockss-clockks-and-portico/ 


Agora, feita esta apresentação de um problema - grande problema - dos tempos de mídia digital, vamos às manchas e sua remoção.


Originalmente em: 


Como remover manchas de molho e ketchup em roupa branca - 08 Aug 2013


Quem nunca sujou uma roupa branca com molho? Apesar de ser uma situação bem comum no dia a dia, poucos sabem o que fazer para evitar que o tecido fique manchado permanentemente. A primeira dica é lavar a roupa o mais rápido possível, pois quanto mais rápido para retirar mais fácil será a sua remoção completa.


O primeiro passo é remover o excesso de molho da roupa com uma colher. Em seguida, vá lavando aos poucos com água, mas coloque um pano mais grosso, limpo e seco abaixo da roupa para que os resíduos do molho não escorram e manchem outras partes do tecido. Para manchas maiores, o ideal é deixar a roupa de molho por trinta minutos, para ser mais fácil removê-la por completo.


O produto ideal para retirar manchas de roupas brancas é o alvejante clorado, mas outros mais especializados como Vanish também traz excelentes resultados. Em todo caso, deve-se sempre esfregar a mancha com uma pequena escova, seguindo a direção das bordas para o centro, tomando cuidado para não espalhá-la para outras partes. O enxágue também é importante, principalmente após o uso de alvejantes clorados, uma vez que esse produto pode deixar a roupa mais amarelada.


Receitas caseiras também retirem manchas de alguns tipos de molho. Por exemplo, manchas causadas por Ketchup ou Mostarda podem ser removidas com uma mistura preparada com detergente e vinagre branco. Para as causadas por molho de tomate, aplique detergente com água quente e se a mancha não para retirada totalmente, lave-a novamente com suco de limão e álcool. Em seguida, esfregue-a com sabão, deixe-a de molho com sabão de coco e enxágue-a abundantemente. Se o molho para mais gorduroso será necessário usar benzina ou magnésia. Vale lembrar que esses produtos só devem ser usados ​​para remover a mancha durante a esfregação. Nunca deixe-as de molho, pois a exposição em excesso pode danificar o tecido.


quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Limpeza de microondas

Uma nota inicial

Foi publicado há alguns anos na Scientific American um artigo sobre a natureza das informações na era digital / internet e sua “volatilidade”, e que a única esperança para enfrentar-se esse problema é a permanente reprodutibilidade / duplicação.


Originamente publicado em:


Limpeza de microondas – Aprenda como limpar microondas - 08 Aug 2013


Para manter o seu microondas sempre em bom estado e com a sua potência total é preciso estar atento aos cuidados com a limpeza do aparelho. O ideal é limpá-lo sempre após o uso, quando parte do alimento aquecido sujar as paredes internas, e semanalmente, realizando uma higienização mais completa. Assim, você evitará que os vestígios dos alimentos fiquem acumulados e gerem mau cheiro, manchas ou impeçam a vedação do forno.


Após o uso, pode-se limpar com papel toalha ou com esponja, água e detergente, se sujar muito. Em seguida, lembre-se de enxugar bem com uma flanela. Para uma limpeza mais completa, aqueça um recipiente com a metade de seu volume de água por cinco minutos no próprio microondas. O vapor irá facilitar a remoção das sujeiras grudadas no aparelho. Em seguida, retire o prato giratório e passe uma esponja com água e detergente, limpe bem as paredes e a porta. Uma alternativa para evitar o mau cheiro é fazer uma mistura de água morna com bicarbonato e passá-lo por dentro do forno. A parte de fora também deve ser limpa, principalmente se o aparelho for branco. Use um produto multiuso para remover gordura e manchas ou apenas uma flanela seca para retirar a poeira.


Toda a sujeira interna do microondas pode ser evitada com o uso de uma tampa própria para recipientes que podem ir ao forno. Essas tampas possuem furos para que o ar saia, mas evita que respingos do alimento saiam do recipiente. Além disso, lembre-se de utilizar apenas recipientes adequados, com até no máximo a metade da capacidade para que o alimento não extravase. Outra dica importante é nunca utilizar a função “tostar” com o forno ainda sujo. Quando acionada, essa função aquece o forno por completo e se houver resíduos dentro do aparelho, causará manchas e odores difíceis de sair.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Remoção de derramamentos de óleo ou azeite


Primeiro, um relato:

No meu primeiro final de semana em Campinas, num restaurante, lá pelas tantas, houve próximo da minha mesa um pequeno acidente com uma garrafa de azeite derrubada e quebrada ao cair no chão (detalhe: piso de cerâmica vermelha), fazendo uma típica poça do óleo vegetal. Garçons e outros funcionários correm de um lado para outro e daqui a pouco, ouço um dizer para derramarem álcool e depois enxugarem.

Nesse momento interferi, e me apresentando como alguém com algum conhecimento no campo, alertei que álcool seria um desperdício de esforço para pouco resultado.

Assim, sugeri um tanto de detergente (para louças) “a seco”, uma mistura (homogeneização) e depois, com pano, recolher com panos secos ou toalhas de papel. Esse recolhimento, somei, deveria ser feito para um balde vazio, e feito até o local ficar com o mínimo de óleo possível, ainda que com a emulsificação típica que iria formar.


Nota: uma garrafa típica de azeite contém seus 500 mL, e esse é um volume que deve-se evitar aumentar para recolher. Assim, acrescentar água e detergente desde o início seria apenas formar um volume muito maior a ser recolhido. O álcool não é adequado para diluir óleos vegetais, e exigiria um grande volume, totalmente inviável, para tal ser feito. O detergente “puro” propicia uma emulsão visível, e uma preparação para a posterior limpeza mais detalhada.


Obs.: O recolher os cacos de vidro é outra tarefa, e pode ser feito conjuntamente, em paralelo, com o recolhimento da quantidade mais bruta do óleo.

Após a minimização da quantidade da emulsão, mais detergente e aí sim, água em quantidades adequadas, pode ser usadas, visando a limpeza, agora apenas sobre uma quantidade mínima de óleo.

Outras técnicas podem ser encontradas aqui:


https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-limpar-oleo-do-piso-22545.html 


https://pt.wikihow.com/Limpar-%C3%93leo-Derramado  


https://www.ehow.com.br/limpar-oleo-derramado-chao-cozinha-como_184385/ 


https://www.vix.com/pt/bdm/lar/737/como-limpar-oleo-do-chao 


https://qastack.com.br/lifehacks/10250/how-to-clean-floor-if-there-is-cooking-oil-spilled-on-it 


http://www.howtocleanstuff.net/how-to-clean-a-cooking-oil-spill/#CleaningtheCookingOilSpill 


Destaquemos que o sal grosso, de baixo custo, também pode ser usado, assim como a “areia para gatos”, e são citados nas técnicas acima. Eu somaria a farinha de mandioca, que tem uma granulação bem adequada, além de uma certa porosidade.