terça-feira, 22 de maio de 2012

Creolina



_

1.Obtível pela dissolução de óleo de alcatrão em sabão de resina.

1.1.Sabão de resina

Água 11 Lt
Colofônia (Breu) 1 Kg [Nota 1]
Carbonato de Sódio (barrilha leve) 1,5 Kg

Num recipiente vazio, que pode ser uma lata de óleo vazia, colocam-se 5 Lts de água e se aquecem sobre chapa. Quando começa a aquecer, introduz-se a resina (breu) finamente pulverizada, em quantidade de 1 Kg.

Dissolve-se separadamente 1,5 Kg de carbonato de sódio em 6 Lts de água e acrescenta-se à solução de breu, pouco a pouco, para evitar a formação de massa compacta difícil de dissolver.

Aquecer e deixar ferver por 1 hora, agitando frequentemente. Depois desta fervura, forma-se um sabão de resina, pastoso.

1.2.Separação da Creolina

Introduz-se o recipiente com o sabão de resina quente, noutro recipiente maior com água aquecida, para que forme um banho maria. Quando estiver aquecido, adicionam-se 5 Lts de óleo de alcatrão [Nota 2] e se deixa aquecendo durante cerca de 3 horas, até que não se notem vestígios do óleo que sobrenada.

Para verificação, tirar amostra, pôr em um tubo de ensaio (ou funil de separação) e deixar repousar, se formar duas camadas (inferior avermelhada: água residual e superior negra: a creolina). Separa-se do tubo ou funil a parte suoerior e se lhe põe água na proporção de 1 parte de líquido por 20 partes de água, e agita-se tudo. Se o conjunto tomar uma coloração branca característica, a reação efetivou-se, caso não, continuar com o banho-maria.

Deixar repousar por 24 horas. Separar a creolina (superior, por decantação).


Notas

1. Resina amarela, sólida, transparente, que forma o resíduo da destilação da terebintina. Ver resinadepinus.webnode.com.br .
2. Alcatrão de Hulha - www.cst.com.br


Leituras adicionais


Nenhum comentário:

Postar um comentário